Clínica Aurea Lopes

  • Home
  • Tratamentos
  • Pele no Inverno

Pele no inverno


Nossa pele e saúde merecem cuidados especiais na estação mais seca do ano

O inverno é a estação para cuidar muito bem da sua pele, que fica sensível e pode sofrer com o ressecamento e com possíveis alergias.

É a época propícia para fazer peelings e tratamentos com laser ablativos, em função da menor exposição solar.

Veja abaixo algumas orientações que você não pode esquecer:

Banho Morno - Se os dias e noites estão mais frios, a tendência é aumentar a temperatura da ducha ou chuveiro, mas atenção: Banhos muito quentes retiram a camada de gordura da pele, que funciona como proteção, e o resultado é o ressecamento. Prefira esponjas macias e use bucha apenas nos pés. Abuse dos sabonetes cremosos ou líquidos e finalize com um creme hidratante rico em ativos hidratantes.

Dermatite Seborreica - Para manter os cabelos saudáveis e evitar a dermatite seborreica é preciso mudar alguns hábitos na rotina de lavagem dos cabelos. A dermatite seborreica é uma doença crônica e uma das causas de possível perda de cabelo. Por isso, lembre-se: lave o cabelo com água morna ou fria, para remover a oleosidade. Evite altas temperaturas no couro cabeludo. Enxague bem e remova completamente o xampu e o condicionador. Não durma de cabelo molhado e não use bonés ou chapéus com os cabelos úmidos.

Óleos vegetais - Os óleos vegetais, extraídos de plantas, flores e frutas, são muito utilizados para tratamento facial. São ricos em nutrientes, vitaminas, ácidos graxos, antioxidantes e têm poderosa função hidratante e podem ser utilizados até em peles oleosas. Mas, não confunda o óleo vegetal com o mineral, que é derivado de petróleo e funciona como lubrificante e não como hidratante. A principal função do óleo vegetal é hidratar. Ao ser absorvido pela pele, ajuda a restituir a camada natural de água e gordura que serve de proteção e diminui a perda de líquido para o meio ambiente.

Cremes Hidratantes - Para hidratar a pele do corpo, prefira os cremes à base de uréia que são poderosos hidratantes, considerados emolientes. E o melhor momento para aplicar o hidratante é logo após o banho. Com a pele ainda úmida a absorção é mais rápida e eficaz.

Mãos e pés - Hidrate, sempre, suas mãos depois de lavá-las. Antes de dormir, inclua em seu ritual a hidratação de suas mãos e também de seus pés.

Unhas - Quando a temperatura cai, unhas e cutículas desidratam. O clima seco da estação pode deixar suas unhas enfraquecidas até o ponto de lascarem. O contato com a água (quente ou fria), o manuseio de produtos de limpeza e o uso da acetona pioram o quadro. A solução é investir em hidratantes ou ceras para as cutículas com massagens até serem absorvidos.

Lábios - Para uma boa hidratação, use um balm e aplique antes do batom; Os mais indicados são ceras ou cremes labiais que contenham na formulação ingredientes como cera de abelha ou de carnaúba, vitamina E, vaselina, manteiga de karité, aloe vera e óleo mineral. Eles são altamente hidratantes e criam uma barreira protetora sobre os lábios, mantendo a hidratação e textura.

Ácido Retinoico - O ácido retinoico (Vitamina A ácida ou Tretinoína) é considerado um poderoso aliado no tratamento dermatológico facial. Usado regularmente, traz benefícios a longo prazo: atenua linhas de expressão, diminui a aspereza da pele, além de clarear manchas

Depilação a laser - A depilação a laser é um método para acabar com os pelos das pernas, virilha, buço e rosto. A quantidade de seções necessárias varia conforme o volume de pelos e extensão da área.

Beber água - Mesmo no inverno é fundamental beber muita água. Esse hábito é importante para eliminar as toxinas, ajudar a prevenir doenças, ativar o metabolismo do corpo, além de manter a elasticidade e tonicidade da pele Você vai sentir a diferença na sua saúde e na sua pele estabelecendo uma rotina de ingestão frequente de água.