Clínica Aurea Lopes

  • Home
  • Tratamentos
  • Cuidados com a pele das crianças

Cuidado com a pele das crianças


Alguns cuidados e orientações para a pele das crianças:

1.Unhas aparadas, sempre! É imprescindível manter as unhas das crianças sempre aparadas. Não apenas pelas questões de higiene básicas, mas também porque muitas vezes podem coçar lesões de pele, com fricção que pode facilitar a contaminação secundária por bactérias ou inflamações.

2.Banhos mornos, curtos e muita hidratação. É recomendável, dar banhos com a temperatura da água sempre morna e não muito demorados, usar roupas com tecidos de 100% de algodão, evitar lãs e fibras sintéticas, além de redobrar os cuidados com a hidratação, principalmente após o banho.

3.No verão - Como as crianças transpiram mais, e o suor facilita o ressecamento da pele, a hidratação continua indispensável, especialmente quando a criança brinca no mar ou na piscina. Banhos de sol são importantes, mas nos horários recomendados e com protetor solar, lembrando de reaplicar periodicamente.

4.Evite amaciantes - Use o mínimo de sabão em pó ao lavar as roupas de seu filho e dispense os amaciantes na lavagem. Outra orientação é recortar as etiquetas das roupas, que costumam arranhar a pele. E roupas muito apertadas ou de tecido áspero, não são recomendadas.

5.Tratamento com Dermatologista Pediátrico: Em algumas situações mais graves pode ser necessário consultar um Dermatologista Pediátrico, para melhor elucidação diagnóstica e condução terapêutica.