Clínica Aurea Lopes

  • Home
  • Saúde da Pele
  • Vitiligo

Conheça os tratamentos e como amenizar as manchas


O vitiligo é uma doença de pele que atinge cerca de 1% da população, porém existe tratamento para desacelerá-la e melhorar a aparência da pele.

Doença que se manifesta caracteristicamente com a perda da coloração da pele, que pode apresentar-se como pequenas áreas circunscritas, até lesões confluentes que comprometam regiões mais extensas.

Isso acontece devido à diminuição das células que são responsáveis pela produção do pigmento da pele, a melanina. Formam-se, então, manchas esbranquiçadas devido ao clareamento em locais afetados pela doença.

Não se sabem ao certo as causas exatas para o seu surgimento, porém as teorias mais aceitas são as relacionadas aos fenômenos autoimunes, piorando com o estresse e traumas emocionais, além de sofrer influência da genética familiar.

O paciente com vitiligo possui manchas brancas na pele, que podem ter diversos tamanhos e aparecer em diferentes locais do corpo. O vitiligo não é contagioso.

O dermatologista fará a avaliação, indicando o melhor tratamento específico para cada caso. Existem várias modalidades terapêuticas, sendo as mais frequentemente utilizadas: medicamentos para repigmentação das manchas, laser, cirurgias e transplante de melanócitos.

O vitiligo pode estar associado a outras doenças autoimunes, como Diabetes Mellitus tipo 1 e a Tireoidite de Hashimoto.

Os pacientes são orientados a evitar roupas apertadas nas áreas afetadas, e exposição inadequada ao sol, dentre outros cuidados.