Clínica Aurea Lopes

  • Home
  • Saúde da Pele
  • Psoríase

Manchas vermelhas na pele pode ser sinal de Psoríase


Doença de pele crônica e bastante comum, desencadeada principalmente por fatores hereditários e emocionais. Saiba como cuidar!

A psoríase é uma doença da pele que atinge igualmente homens e mulheres, principalmente na faixa etária entre 20 e 40 anos, mas pode surgir em qualquer fase da vida.

Sua causa é desconhecida. Fenômenos emocionais são frequentemente relacionados com o seu surgimento ou agravamento, provavelmente atuando como fatores desencadeantes de uma predisposição genética para a doença.

Não é uma doença contagiosa e não há necessidade de evitar o contato físico com outras pessoas. Apesar disso, existem muitos preconceitos sobre a doença.

As lesões de psoríase são placas secas, avermelhadas com escamas prateadas ou esbranquiçadas. Essas placas coçam e algumas vezes doem, podem atingir todas as partes do corpo, inclusive, genitais, couro cabeludo e unhas.

O dermatologista poderá identificar a doença, classificá-la e indicar a melhor opção terapêutica.

Não há formas de prevenir a psoríase, mas pessoas que possuem histórico familiar da doença devem ter atenção redobrada a possíveis sintomas. É importante estar atento aos sinais. Caso perceba qualquer um dos sintomas, procure o dermatologista imediatamente. Quanto mais precoce for o diagnóstico, mais fácil será o tratamento.