Clínica Aurea Lopes

  • Home
  • Saúde da Pele
  • Câncer de pele

Os prós e contras do excesso de sol para a sua pele


A exposição em excesso ao sol pode causar irritações e doenças à sua pele, como o câncer. Previna-se!

De todos os tumores malignos registrados no Brasil, 25% são de câncer de pele. A doença, que atinge principalmente adultos com mais de 40 anos e de pele clara, pode ser definido pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele.

A radiação ultravioleta é carcinogênica e o câncer da pele é causado por radiação cumulativa: "Quanto mais sol ao longo da vida, maior o risco de desenvolver um câncer da pele", explica a Dra Áurea Lopes. Por isso, bronzeado saudável só é possível se for acompanhado do uso de filtro solar (FPS 30, no mínimo), com aplicação correta (veja tabela abaixo) e 30 minutos antes da exposição solar.

Melanoma cutâneo: mais perigoso dos tumores de pele, tem a capacidade de invadir qualquer órgão e desenvolver metastases pelo corpo. O tratamento mais indicado para o câncer de pele é a cirurgia, para retirada do tumor. No entanto, há outros tratamentos para erradicação do câncer da pele.

Sinais e sintomas do melanoma: mudança no tamanho e na cor de uma mancha ou pinta pré-existente. O desenvolvimento de uma nova mancha ou pinta escura ou de aparência incomum em sua pele, com bordas irregulares e/ou crescimento rápido.

Outras mudanças suspeitas podem incluir coceira, sangramento e a não cicatrização da área.

Sua pele e o FPS

Tipo de pele

FPS RECOMENDADO

muito branca

50

branca

30

moreno-clara/ morena

15

negra

8


Previna-se! Use chapéus, camisetas e protetores solares diariamente e não somente em horários de lazer. Utilize um produto que proteja contra radiação UVA e UVB e tenha um fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo! Reaplique o produto a cada duas horas, nas atividades de lazer ao ar livre, e ao sair da água. Aplique-o 30 minutos antes de se expor ao sol, de preferência antes de colocar os trajes de banho.

Evite a exposição solar. Nos horários entre 10h e 16h (horário de verão). Protetores labiais e capilares também são importantes.

A quantidade recomendada para aplicação do protetor solar é de 2 gramas por centímetro quadrado de superfície de pele, ou o equivalente a uma xícara de café cheia, para o corpo de um adulto (1,70m e 70 kg, em média).