Clínica Aurea Lopes

  • Home
  • Homens
  • Queda de Cabelo

Calvície Masculina


A alopecia androgênica, como é conhecida a calvície, é um problema que afeta especialmente os homens, pois está ligada à testosterona, o hormônio sexual masculino que é o maior responsável pela queda do cabelo.

A calvície se caracteriza pelo afinamento progressivo do fio de cabelo, consequência da redução em volume da matriz capilar (raiz dos cabelos, onde são produzidos os fios), causada por uma hipersensibilidade ao hormônio di-hidrotestosterona (DHT, um resultado da metabolização da testosterona).

Com a diminuição em tamanho da matriz, os fios acabam sendo produzidos cada vez mais finos. Ao fim de diversos ciclos de crescimento capilar, essa matriz fica tão pequena que, incapaz de produzir mais fios, atrofia-se.

Com medicamentos e tratamentos à laser é possível interromper a queda dos fios e, principalmente, reverter o processo. Atualmente existem diversas técnicas, onde é possível por exemplo, introduzir medicamentos e vitaminas no bulbo capilar, para ativar as células produtoras dos fios de cabelo e assim estimular seu crescimento.

Quanto mais precoce o diagnóstico e tratamento, maiores as chances de reverter o processo de queda. Para casos mais graves e irreversíveis, existe a opção do transplante capilar.